
9 Dicas de Resposta Rápida no WhatsApp Business para Delivery
Bares e Restaurantes, Delivery, Dicas para empreendedores, Gourmet S/A. O Melhor Cardápio Digital do Ano
A resposta rápida no WhatsApp Business é um recurso que pode ser utilizado para tornar o seu atendimento mais ágil.
Principalmente, quando esse recurso é utilizado para responder a perguntas e dúvidas enviadas com frequência por seus clientes.
Porém, com o lado positivo de que seu atendimento não vai ficar “robotizado”, pois ainda é uma interação dinâmica entre pessoas.
Assim, saber explorar esse recurso para otimizar o atendimento no seu Delivery é essencial para a qualidade e produtividade no seu negócio!
Além disso, pode garantir mais vendas, já que conseguirá atender mais clientes com a ajuda das respostas rápidas.
Por isso, preparamos esse conteúdo em que você vai poder conferir:
- Como criar Respostas Rápidas no WhatsApp Business?
- 9 Dicas de Resposta Rápida no WhatsApp Business para Automação no Delivery
Continue lendo e coloque nossas dicas em prática e veja a diferença que vai fazer em seu Delivery!
Como criar Respostas Rápidas no WhatsApp Business?
Antes de irmos para as dicas, vamos ensinar como criar respostas rápidas no WhatsApp Business. É muito simples!
Com o WhatsApp Business instalado e configurado no seu smartphone, abra o aplicativo e siga esse passo a passo:
- Clique em Mais opções (são os três pontos que ficam na parte superior) > depois em Ferramentas comerciais > e em Respostas rápidas.
- Agora, toque no ícone Adicionar (um círculo verde com o sinal “+”).
- Aqui, você vai digitar a mensagem de texto, podendo inclusive inserir emojis, imagens e gifs na sua resposta rápida.
- Em seguida, defina qual será o atalho para a resposta rápida. Esse atalho pode ser definido por até três palavras-chave e vem sempre antecedido por uma barra ( / ), por exemplo: /bem vindo para uma resposta de boas-vindas.
- Pronto, é só clicar em salvar!
Para enviar uma das respostas rápidas que você criou, é só digitar uma barra ( / ), a palavra-chave escolhida e enviar a resposta.
Assim, você ou seu funcionário não vão precisar digitar a mesma mensagem várias vezes para clientes diferentes.
Viu só como é um recurso prático e muito útil para o seu dia a dia? E o melhor de tudo: é totalmente gratuito.
Então, vamos agora às dicas de respostas rápidas que preparamos para você!
9 Dicas de Resposta Rápida no WhatsApp Business para Automação no Delivery
As respostas rápidas ajudam na automação do WhatsApp para um sistema de Delivery que não custa nada para seu bolso.
Aliás, é uma opção perfeita para substituir o chamado chatbot para WhatsApp. Principalmente porque é gratuito.
Essas dicas são para você perceber as inúmeras possibilidades que esse recurso oferece para o seu negócio.
Mas, é claro, você pode ir muito além e criar outros tipos de mensagens rápidas conforme a sua necessidade e criatividade.
Vamos às dicas!
1. Saudação com link para o Cardápio Online
A mensagem de saudação é enviada quando o cliente manda a primeira mensagem para o seu WhatsApp.
Assim, ela serve para dar boas-vindas, mas também para enviar o link do seu cardápio online no Gourmet S/A..
Nossa dica é criar uma mensagem semelhante a esta:
- “Olá! Seja bem-vindo(a) ao Alabama Delivery!
Estamos contentes em tê-lo(a) como cliente e para que sua experiência seja melhor ainda, acesse nosso cardápio online e faça seu pedido de forma rápida e simples : https://delivery.gourmetsa.com.br/v2/EasySistemas”
As respostas rápidas do WhatsApp agilizam o atendimento do seu Delivery.
2. Horário de funcionamento, endereço e opções de entrega
Alguns clientes podem enviar mensagens perguntando sobre o seu horário de funcionamento, endereço e opções de entrega.
Assim, sugerimos que você crie uma resposta rápida contendo essas três informações importantes. Sugestão:
- “O Alabama Delivery está localizado na rua México, nº 27, Jardim América .
Nosso horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 19h às 23h.
Oferecemos três opções de entrega: Delivery, Retirada e Consumo no Local ”
3. Promoções e ofertas
Feriados, datas comemorativas e ocasiões especiais são boas oportunidades de criar promoções e ofertas para aumentar suas vendas.
Mas, para ter bons resultados, é preciso divulgá-las aos seus clientes.
Assim como as redes sociais, a resposta rápida no WhatsApp Business pode ser uma boa ferramenta para fazer essa divulgação.
Por isso, nossa dica é criar uma resposta rápida com sua promoção ou oferta e enviar para os clientes:
- “Hoje é Dia das Mães e temos promoção especial para você aproveitar com a sua !
COMBO MINHA MÃE É UMA RAINHA : 2 Hambúrgueres + 2 Porções de batata frita + Coca Cola 1L + sobremesa por apenas R$70,00
Presenteie quem você mais ama ”
4. Confirmação do Pedido
Algumas vezes, o cliente pode ficar muito ansioso ao fazer um pedido no seu Delivery. Por isso, é normal ele enviar mensagem para confirmar se deu tudo certo.
Assim, é interessante criar uma resposta rápida de confirmação do pedido e enviá-la ao cliente depois que você receber o pedido dele. Até mesmo para deixá-lo mais tranquilo.
Uma sugestão de resposta rápida é:
- “Olá, já recebemos o seu pedido aqui e vamos começar a prepará-lo !
Daqui a pouco ele vai chegar para você fresquinho e pronto para ser devorado ”
5. Novidade no cardápio
Acabou de lançar um prato ou uma bebida nova no seu cardápio? Use a resposta rápida no WhatsApp Business para divulgar!
Quando o cliente pedir o cardápio, convide-o para experimentar a novidade lançada no seu Delivery.
Inclusive, você pode até criar uma promoção de lançamento para incentivar a compra:
- Tá sabendo da novidade? Acabamos de lançar o MALTE BURGER ! Um delicioso hambúrguer feito com pão especial, queijo gouda, burguer artesanal e maionese de ervas
Aproveite a promoção de lançamento para experimentar!
6. Produto indisponível
Nada mais chato do que fazer um pedido e descobrir só no final da compra que ele está em falta, não é mesmo? Mas imprevistos acontecem e, às vezes, seu Delivery pode ter algum produto indisponível no momento.
Assim, quando isso acontecer, que tal já criar uma resposta rápida para informar ao seu cliente e evitar um estresse maior?
Além disso, você pode aproveitar para sugerir outras opções. Essa é a nossa dica:
- Olá! Infelizmente, o suco natural de laranja está indisponível hoje no nosso cardápio , mas em breve ele voltará ao cardápio.
Enquanto isso, você pode experimentar nossas outras opções de sucos que estão disponíveis .
Nossa sugestão é o suco de acerola com laranja
Use as repostas rápidas para divulgar as redes sociais do seu Delivery.
7. Link das redes sociais
As redes sociais são ótimas para fortalecer o relacionamento com o cliente, além de ser uma vitrine virtual para divulgar o seu Delivery.
Então, por que não criar uma mensagem convidando seus clientes a segui-lo em suas redes sociais?
Um exemplo para você se inspirar:
- Hey, tudo bem? Siga nossas redes sociais para acompanhar novidades, promoções exclusivas e conhecer um pouco mais sobre o Alabama Delivery:
Instagram
Facebook
8. Agradecimento
O pós-venda é tão importante quanto a venda em si, pois é essencial para manter um bom relacionamento com seus clientes.
Aliás, é uma estratégia que ajuda bastante na fidelização dos clientes. Assim, nossa sugestão é ter uma resposta rápida para depois que a compra for finalizada.
Por exemplo, além de agradecer, você também pode perguntar sobre a experiência do cliente e ter um feedback dele:
- Queremos saber se deu tudo certo com o seu pedido, conta pra gente!
Agradecemos a preferência e estamos sempre aqui trabalhando para entregar a melhor experiência, até logo!
9. Delivery Fechado
Por fim, nossa última dica de resposta automática no WhatsApp Business é a mensagem de ausência ou estabelecimento fechado.
Essas mensagens são fundamentais para quando o cliente quer fazer um pedido fora do seu horário de funcionamento e manda mensagem no WhatsApp.
Assim, para não deixá-lo sem resposta, programe uma mensagem informando que o seu Delivery está fechado:
- Olá, o Alabama Delivery agradece sua mensagem! No momento, estamos fora do horário comercial, mas responderemos assim que abrirmos.