
Como diferenciar sua pizzaria da concorrência
Você sabia que o brasileiro é o segundo maior consumidor de pizzas do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos? Só no estado de São Paulo, o mercado de pizzarias movimenta em média R$8,5 bilhões ao ano e vem crescendo aproximadamente 8% ao ano.
Esses podem ser números animadores para quem deseja abrir uma pizzaria ou até mesmo para quem já opera um negócio. Porém, mais do que nunca é preciso pensar em diferenciar sua pizzaria da concorrência.
Variação de sabores, preço, entrega rápida e qualidade da pizza se tornaram requisitos básicos para concorrer no mercado. Agora é a vez de pensar em alternativas criativas, que sejam fáceis de colocar em prática, que não precisam necessariamente de um grande investimento e que podem poupar recursos.
Selecionamos 6 ideias para você diferenciar a sua pizzaria da concorrência. Acompanhe a seguir:
1 - Criando pizzas diferentes
Para fugir do modelo tradicional e inovar sem precisar mexer no cardápio e nos sabores, você pode diversificar os formatos de pizza. Já pensou em oferecer pizzas congeladas? São uma ótima solução para quem deseja praticidade e agilidade na rotina e ainda podem aumentar as chances de fidelização do seu cliente.
Numa proposta mais intimista, sirva as pizzas em pedaços individuais. Isso permite que o cliente prove mais sabores e conheça toda a variedade que a sua pizzaria oferece.
E para grupos maiores, é possível fazer a pizza em metro, que pode servir até 15 pessoas. Esse formato pode ser uma boa oportunidade para conquistar o mercado de eventos, além de aumentar seu ticket-médio.
O desafio é adaptar a sua logística de delivery, por isso a sugestão é fazer as entregas de carro.
2 - O cliente monta sua pizza
Algumas pizzarias já trabalham exclusivamente com esse modelo de negócio e os clientes adoram, pois podem escolher os ingredientes que quiserem. É uma maneira de tornar a pizza mais customizada e de acordo com as preferências do cliente.
Nessa proposta, a pizza é broto, de até 4 fatias e ele pode escolher o tipo de massa, molho, queijos, carnes, vegetais, como tomate seco e temperos, como manjericão, azeite e orégano.
Para os consumidores que se sentirem inseguros e acharem que as escolhas de ingredientes não harmonizam, você pode criar alguns sabores prontos.
Você pode ainda expandir o cardápio e oferecer mais opções de produtos para o cliente montar, como calzones e saladas.
3 - Invista em entretenimento
É cada vez mais comum encontrar lugares que oferecem algo além de um produto: uma experiência. As pessoas estão mais exigentes quanto a qualidade do produto e uma das alternativas é agregar valor, criando um momento único para o cliente.
Um exemplo é criar uma área exclusiva para quem está esperando o pedido ficar pronto. Nela, você pode colocar alguns vídeogames para as pessoas se divertirem e terem um momento relaxante. Isso pode ajudar bastante a reduzir a tensão e a pressa do cliente.
Ou ainda, investir em uma área externa com jogos como boliche, tênis de mesa e airsoft, que podem reunir grupos de amigos e garantir a casa cheia.
4 - Inove nas bordas
Quantas vezes você comeu pizza em família ou entre amigos e notou que em todos os pratos as bordas eram deixadas de lado?
A borda sem molho, sem cobertura e recheio não é atrativa e acaba sendo deixada em segundo plano, se tornando praticamente uma parte descartável da pizza.
Por isso, as bordas recheadas podem resolver o problema e ainda gerar um forte apelo de marketing, atraindo a atenção de novos clientes. Além disso, esse tipo de borda costuma ser cobrada com um valor a mais e sem custo adicional para você. Ou seja, é uma opção que gera um lucro por cada pizza vendida.
Que tal criar uma borda de coxinha? Ou de mini-hambúrgueres? Aqui, a criatividade é o que mais vale! Teste diferentes ideias, peça a opinião dos seus clientes e analise quais deram mais certo.
5 - O poder das promoções
As promoções podem ter um poder incrível, porque além de atrair clientes, elas podem se tornar uma marca registrada da sua pizzaria.
A primeira dica é pesquisar o que a sua concorrência anda fazendo. Que tipo de promoção eles criam? Eles fazem combos? Como funciona o esquema da promoção? Estude os formatos e aplique de forma diferente no seu estabelecimento.
Na dica 4, falamos das bordas recheadas. Você pode oferecer bordas grátis em promoções de lançamento de um sabor específico de pizza ou até mesmo de um recheio novo de borda.
Se tiver um dia da semana que o movimento não é muito bom, lance uma promoção para fazer circular mais pessoas na sua pizzaria. Pode ser a segunda-feira de combos incríveis, como na compra de uma pizza grande, ganhe um refrigerante 2 litros ou ganhe uma pizza doce. Esse tipo de ação ajuda os consumidores a lembrarem que a sua pizzaria faz promoção toda segunda-feira e pode aumentar a fidelização e as chances de indicação.
Outra maneira de criar promoções é por meio de parcerias com outros tipos de negócios. Estude os estabelecimentos que existem próximos a sua pizzaria e forneça um desconto de 10% em qualquer um de seus produtos. Você pode também ampliar a promoção e oferecer vantagens para os clientes que frequentam os estabelecimentos vizinhos.
6 - Automatize o atendimento
Outra forma de diferenciar sua pizzaria da concorrência é pelo atendimento. As pessoas querem ser atendidas com rapidez, por isso, uma opção é que elas tenham um cardápio online nas mãos. Elas podem fazer seu pedido por um tablet, onde terá toda a variedade de sabores de pizzas e bebidas, totalmente ilustrado, com todos os preços e formas de pagamento.
Assim, você desobstrui sua equipe, além de economizar em recursos como papel e produção de um cardápio impresso.
A mesma dica vale para o delivery. Invista em uma solução de delivery online para aproveitar sua rede social e fazer pedidos pelo Facebook. Dessa forma, você agiliza todo seu processo interno e evita reclamações de demora para realizar um pedido.